sábado, 8 de junho de 2013

PROCURA-SE: PARTICIPAÇÃO CIDADÃ

Apesar de reclamarmos constantemente que a conexão está uma porcaria, não podemos negar que a internet facilitou em muito nossa vida. Tudo ao alcance de todos. Uma overdose de informação. As redes sociais se tornaram o acesso mais popular, agregando todas as classes sociais. Destacam-se também os blogs, sobretudo em Cabo Frio, apesar da falta de compromisso com a verdade de alguns blogueiros.
Esse mundo virtual permite às pessoas saberem dos acontecimentos em tempo real, no mundo, no Brasil, no Estado do Rio, na Região dos Lagos e em Cabo Frio. Permite que as pessoas deem opiniões e debatam sobre esses acontecimentos. Trata-se de um novo espaço democrático e de exercício da cidadania? Percebemos que as angústias correm a rede. Críticas e manifestações de revolta são comuns. Vemos on line o que não vemos in loco. Muitas palavras escritas não viram palavras faladas, muito menos atitudes. Cheguei ao ponto de discussão agora. Vejo o pau quebrando no Facebook e blogs fervorosos. E nas ruas? Bares e cafés são espaços de discussão, principalmente política. E o que mais? Facebook, Twitter, blog, bar, café... Isso é participação cidadã efetiva?
Quais são os espaços de participação popular, garantidos por lei, para o controle social da administração pública? Tic tac, tic tac, tic tac... Conhecem os Conselhos Municipais de Políticas Públicas? Conselho Municipal de Educação, C. M. de Saúde, C. M. de Cultura, C. M. de Assistência Social, C. M. de Transportes, C. M. de Defesa do Meio Ambiente e muitos outros. Temos cerca de 40 conselhos em Cabo Frio. E as reuniões da Câmara de Vereadores, quem acompanha? Nós temos o hábito de procurar os vereadores para cobrar os nossos direitos coletivos? Para pedir emprego, exame de saúde e remédio não conta (muito comum). E os Fóruns e Conferências Municipais que definem as diretrizes e metas das políticas públicas para períodos de 10, 20 anos? Exemplos: a) Estamos em fase de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico; b) Este ano deverá ser realizado a Conferência Municipal (ou Regional) de Meio Ambiente sobre Resíduos Sólidos. Cadê a participação cidadã nesses espaços?
Tirando os cretinos que fazem “cena”, que fazem discurso e não vivem o discurso que fazem, que falam pelo coletivo e pensam no próprio umbigo, a participação cidadã nos devidos espaços democráticos (conselhos, fóruns, associação, sindicatos...) é mínima. Os mesmos que reclamam da educação, da saúde e do transporte no Facebook, não participam das discussões nos respectivos conselhos e fóruns. E aí? Os resultados são Conselhos fracos, fóruns vazios, 70 curtidas, 40 compartilhamentos, governos acomodados e nenhuma política pública em prática.
Precisamos fortalecer a sociedade civil e tornar os espaços democráticos efetivos ambientes de participação cidadã e controle social das políticas públicas. Precisamos ficar um pouco mais off line nas redes sociais e ir pra rua (não para o café ou bar) e materializar nossa cidadania.
Vamos à luta!
Roberto Noronha

Publicado no Blog do Vinícius Peixoto em 16/05/13.

Nenhum comentário: