sábado, 8 de junho de 2013

Máscaras da dignidade

      Existem indivíduos de nossa convivência, seja no trabalho, na vizinhança ou no bar, que batem nas suas costas, te elogiam, te chamam de irmão e até fazem declarações de amor. Até aí, tudo bem. Você pode até acreditar. Mas nada melhor que o tempo para revelar o tamanho destas amizades e da capacidade destas pessoas de mentir e enganar. Todos nós temos experiências nesse sentido. Palavras são só palavras. Se hoje me disserem “eu te amo” ou me chamarem de FDP, terei dificuldade para identificar o que é ofensa e o que é elogio.
      Antigamente, negócios eram feitos verbalmente. Palavras valiam tanto quanto contratos. Como dizia vovô, “eu sou um homem de palavra”. Simples assim. Hoje, palavras são vomitadas sem o mínimo de preocupação com a verdade, com a moralidade. Temos grandes homens de discurso na TV, no rádio, nos blogs, nas entidades civis, nos partidos políticos, nos eventos... Discursos, palavras e mentiras. Palavras para enganar, para persuadir, para tirar proveito, para denegrir. A falta de cuidado com a palavra se dá, inclusive, institucionalmente, por entidades civis, empresas e órgãos públicos. Neste caminho, bocas viram cloacas e ouvidos viram privadas. Filtrar muito bem as informações torna-se essencial para a sobrevivência na sociedade egoísta em que vivemos.
      Pessoas se escondendo atrás de palavras e de discursos prontos. Você conhece alguém assim, não é? Pois é, mas existem piores. Os que fazem discurso, mas não vão para a prática, podem ser desmascarados com maior facilidade. Então, entram em cena outros personagens: aqueles que além de discursos, agem de maneira politicamente correta. Muito bom! Lutamos para fortalecer a participação cidadã em todos os espaços democráticos. Porém, esta participação precisa ser consciente, voltada para os interesses da coletividade. O que se vê, muitas das vezes, são pessoas ocupando espaços de debate, a mídia e realizando eventos sociais ou ambientais para se promover. Discursam e trabalham como o melhor dos cidadãos, entretanto, escondem interesses próprios. Têm fala mansa, boa oratória e carregam bandeiras. Ganham admiradores e seguidores. Só um detalhe: “nada de embates, não podemos criticar, nos opormos ao sistema”. É o trabalho politicamente correto e politicamente aceitável. Mas o tempo, outra vez, aparece para revelar a essência das pessoas, tirar as vestimentas, arrancar as máscaras. Portarias, cargos, status caem no colo como um prêmio inesperado e consagram uma luta. Viva! O objetivo foi alcançado. E a luta continua, com belos discursos e “ações”, cargos e benefícios. E o sistema também continua, sem oposição e com as máscaras da dignidade, convencendo a massa, corroendo a massa.
Roberto Noronha

Publicado no Blog do Vinícius Peixoto em 06/06/13.

Nenhum comentário: