sábado, 19 de junho de 2010

Cientistas criam fígado em laboratório


por Mariana Lucena




Cientistas do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, acabam de criar um fígado funcional produzido em laboratório. A partir da estrutura de um fígado descartado de camundongo, eles conseguiram gerar um tecido que exerce as funções do órgão natural. Segundo pesquisadores, a descoberta pode possibilitar a produção de órgãos artificiais em cinco anos, acabando com os problemas nas filas de doadores.


“Nossa técnica consiste em retirar as células do órgão e deixar seu sistema vascular intacto, o que nos permite ‘repopularizar’ a estrutura com novas células de fígado funcionais”, explica a Galileu Basak Uygun, cientista líder do estudo.


Depois que as células do fígado descartado são removidas, sua matriz permanece como um “esqueleto”.


Isolado, o novo fígado foi capaz de manter as funções normais por até dez dias. Quando transplantado para o corpo dos ratos, foi conectado ao seu sistema circulatório com sucesso, circulou o sangue sem danificar as células do corpo e funcionou por algumas horas. Para que o órgão artificial opere por mais tempo e possa ser usado por seres humanos, alguns passos ainda são necessários, como reproduzir as demais células do fígado. Mas, segundo os pesquisadores, esse já é um importante ponto de partida. Detalhes do estudo serão publicados na próxima edição da revista Nature Medicine.




Fonte:


http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI148755-17770,00-CIENTISTAS+CRIAM+FIGADO+EM+LABORATORIO.html

Nenhum comentário: